Trocando Gnome por KDE (parte 1)

Um dias desses olhando o ambiente de trabalho de um colega notei que este usava o KDE. Além da bonita aparência, o desempenho me chamou bastante atenção pois, sabia que ele possuia uma configuração de hardware inferior a minha e o KDE não parecia estar “sugando” seus recursos. Não que tenha problemas de desempenho com o Gnome mas, um dos motivos que me afastou do KDE um tempo atrás foi o seu desempenho, o Gnome sempre foi mas eficiente neste quesito ao meu ver. Abstraí todos meus “preconceitos” e executei o comando:
# apt-get install kubuntu-desktop
Depois da instalações de vários softwares o ambiente KDE estava pronto para ser usado. Efetuei logout e iniciei a sessão com o Kde. Já de cara percebi a diferença com relação ao Gnome e sabia que ia ser interessante (talvez dolorosa) a adaptação. Algo que incomodou bastante inicialmente, foi o fato de que o KDE vem como padrão o clique único para executar aplicativos, acessar diretórios e etc…
Apesar de ser possível alterar essa configuração optei por deixá-la já que queria me adaptar ao Kde, não queria um Kde com cara de Gnome. Outra diferença notável é o painel único na parte inferior do desktop, ao contrário do Gnome, onde uso um painel inferior e outro superior. Muitos até podem alegar dois painéis uma perda de espaço, para mim funciona bem, deixo a painel inferior apenas com as janelas dos software que estou utilizando e informações de hardware, enquanto no painel superior fica os menus e o trayicon. Desta forma as informações das janelas minimizadas ficam legíveis. Porém, pelo mesmo motivo que a opção do clique, deixei um único painel. No Gnome, uso muito o gnome-do, a facilidade de executar programas através deste aplicativo é enorme. No KDE temos essa opção também, através de outro software, o que me facilitou muito na hora de executar um programa, não causando dificuldade de adaptação.
O visual do KDE é muito bonito e facilmente altera-se entre um tema e outro, assim como é fácil adquirir novos temas. A integração com os temas disponíveis on line facilita bastante, ao contrário do Gnome que preciso acessar o art.gnome.org ou gnome-look.org, efetuar o download e depois instalar. Em compensação o Gnome é melhor na personalização dos temas, no KDE desisti de instalar bordas de janelas diferentes, pois todos as buscas que fiz me levaram a compilações etc… Sem discussões, precisar compilar algo para se ter uma borda diferente? Não me serve. Ok, desktop com a aparência quase a minha desejada, não teve jeito de colocar borda diferente das disponíveis.
Temina aqui a primeira parte desde post. Próximo post falarei sobre o dia-a-dia usando o KDE, aplicações padrões, etc…
Até mais.
Uma resposta em “Trocando Gnome por KDE (parte 1)

  1. Bah depois deste post até me motivei a instalar o KDE, já que eu tinha a mesma impressão que tu quanto ao desempenho do KDE.
    Além das coisas que tu falou, uma outra coisa interessante é o modo de navegar nos diretórios e arquivos que aparecem no desktop. Deixando o mouse em cima de um diretório, abre outro painel com os diretórios de dentro, e assim sucessivamente.. bem interessante isso.
    Preciso de mais tempo para me adaptar, mas as primeiras impressões que tive também foram boas.

    Abraço

Deixe um comentário

