Ubuntu 9.10 modem 3G ZTE

Na versão 9.04 do Ubuntu coloquei neste post alguns passos necessários para o funcionamento correto.
Como de costume, fiz exatamente a mesma coisa, a diferença que foi encontrei este software que ajudou bastante.
A única coisa que me deixava irritado era a necessidade de ligar o computador com o modem conectado para ele ser reconhecido como modem e não como driver USB.
Porém hoje, quando fui instalar o Ubuntu 9.10 em um notebook Positivo, toda a instalação foi perfeita, tudo funcionou muito bem, inclusive a placa wireless que no meu Dell Vostro não havia funcionado.
Depois de tudo ok, fui configurar o modem 3g, baixei o MC Manager, executei o programa com o modem conectado no PC. O detalhe importante é que não tinha script no meu udev ainda. Não sei qual foi o motivo, cliquei no ícone do driver do dispositivo que o modem monta e ejetei. Com o MC Manager aberto percebi que após
10 segs o software reconheceu o modem, perfeito!
Foi a aí que tive a idéia de criar uma conexão Mobile no Gerenciador de Rede e, por minha surpresa (na verdade eu já imaginava que ia dar certo), a criação
da conexão foi na forma NNF (next, next e finish). O software já possuia as configurações da Brasil Telecom,  minha empresa de internet 3G, bastou apenas clicar em conectar.
A partir de agora, removi meu script do diretório udev que não permitia ser montado o driver USB assim posso conectar o modem a qualquer momento sem necessitar que o pc esteja desligado. Basta quando, aparecer o driver
do modem, clicar em ejetar e logo ele será reconhecido como um modem. A partir daí é só conectar e ser feliz!
Segue algumas telas da conexão 3g:

Próximo passo, procurar/programar um script que desmonte automaticamente o modem assim que for reconhecido. Muito provável algumas alterações no script que havia do udev irá ser suficiente.

Deixe um comentário

