Emesene 1.5 com suporte webcam [FUNCIONANDO]

De acordo com o site do Emesene, foi lançada a versão 1.5. A nova versão trás inúmeras melhorias e novos plugins. Dentre eles destaca-se o suporte a Webcam, tão comentado nos últimos dias em relação aos softwares Pidgin e Empathy.

Tentei usar o Pidgin com suporte webcam e não obtive êxito, a mesma coisa com o Empathy. Assim que fiquei sabendo desta nova versão do Emesene fui testá-la.

Baixei a versão compilada para Ubuntu 9.04, a instalação ocorreu sem problemas e o ícone da webcam, que não achei em nenhum lugar no Pidgin, estava lá. Mas nem tudo são flores, ao clicar neste ícone recebia a mensagem que não possuia a biblioteca libmimic. Depois de muito procurar encontrei um pacote .deb para instalar a libmimic. Após instalação ainda sim o Emesene teimava em dizer que não encontrava essa tal de libmimic.

Olhando o forum da comunidade do Emesene encontrei este tópico que, apesar de não resolvido no site, para mim funcionou perfeitamente. Os passos que executei foram:

– baixar e descompactar o pacote tarball do Emesene

– acessar o diretório descompactado e executar python setup.py build_ext -i (da mesma forma que está no forum)

neste momento ocorreram dois problemas:

o primeiro, meu link python estava apontando para o python2.6 e, ao executar o comando acima, alguns erros foram reportados de incompatibilidade de versão dos fontes do Emesene;

– alterei o comando para python2.5 setup.py build_ext -i

– ocorreu um erro mais simples, acusando ausência do arquivo Python.h. Para solucioná-lo instalei o pacote python-all-dev (apt-get install python-all-dev)

– executei o comando novamente com sucesso e pude verificar a libmimic criada no diretório raíz dos fontes do Emesene

O próximo passo foi executar o Emesene com o comando: ./emesene e tudo funcionou perfeitamente.

Ressalvas:

– a qualidade da imagem bem inferior em comparação com a qualidade da imagem usando o Amsn, porém como no próprio site do projeto avisa, é uma funcionalidade em fase experimental, acredito que muitas melhoras virão.

– assim como o Amsn o Emesene só conecta na rede msn.

Screenshot

Anúncios

5 respostas em “Emesene 1.5 com suporte webcam [FUNCIONANDO]

  1. Oi, tb sou usuária de linux, mas não entendo nada disso! Uso ubuntu e baixei esse tal emesene e tb não estou conseguindo usar a cam por causa do tal libmimic. Poderia me ajudar?

    Obrigada!!!
    Elaine

  2. muito bom.. legal..

    mas pode ser feito também por apt-get

    sudo apt-get install python-libmimic

  3. Olá, assim como a Eliane, não entendo nada. Comprei um pc semana passada e veio com o Linux, mas eu estou perdida!! haha Não sei nada sobre comandos e quando procuro esse tal libmimic não consigo fazer o download. Por favor, socooorro!!

  4. Oi Mel, façamos assim. Tenta verifica qual Linux (distribuição ou nome do linux) veio no teu pc e a marca do pc e assim ficará mais fácil de ajudá-la. Talvez na nota fiscal conste essas informações.

    []’s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s