Ubuntu, do Pidgin ao Empathy

pidgin_bird Segundo alguns blogs, a próxima versão do Ubuntu (9.10) virá sem o Pidgin e também sem o Ekiga. No lugar, será colocado o cliente Empathy, em função desta mudança, tratei de ir testar o Empathy.

sudo apt-get install empathy

minutos depois… com empathy instalado vamos aos testes.
A primeira impressão foi interessante, já reconheu todas as contas existentes no Pidgin para importação. A importação ocorreu sem problemas. Vamos a utilização.

Vale lembrar que 90% das pessoas que tenho contato online utilizam o Msn. Por isso, a primeira carência percebida no Empathy foi a inexistência de suporte de vídeo e áudio para este protocolo. O Pidgin também possui essa carência, até então, ponto para o Empathy que possui suporte de Vídeo/Áudio para protocolo do GTalk e o Pidgin ainda não.
Continuando a usar o Empathy, surgiu a necessidade de enviar um arquivo para um amigo, aí que o Empathy me derrubou. Simplesmente meu colega não recebia a notificação de que estava enviando-lhe um arquivo.
Essa, na minha opinião é uma carência que, para um software que está se tornando oficial na distruibuição Linux mais usada, não pode existir.
Algumas alegações para a alteração do software oficial seriam a necessidade de dois softwares instalados, Pidgin e Ekiga, sendo que existe um que faz as duas coisas. Outra seria o fato do pessoal do Pidgin andar meio devagar com o desenvolvimento de funcionalidades necessárias e inexistem no projeto.
Não tenho um conhecimento aprofundado de quais são as funcionalidade que a comunidade em si necessita, por isso, não estou aqui para julgar se é certo ou errado essa alteração. Porém, levando em conta o meu cenário, tanto Pidgin quanto Empathy não satisfazem as minhas necessidades. Em função disto, ainda preciso ter instalado o Amsn.
Com certeza, não vou deixar de cumprir minha obrigação com a comunidade e usar, sempre que possível, o Empathy reportando/sugerindo no Launchpad o que achar viável contribuindo para a melhor do software.

Deixe um comentário

