Ubuntu sempre me surpreendendo!

Imagem0197

Em umas visitas que fiz na Sta. Efigência adiquira essa webcam (Dr. Hank), o valor eu nem lembro porque já fazem alguns anos, porém, para minha tristeza, ela não era compatível com Linux. Tentei inúmeras formas, compilando drivers, kernels, etc.. Sofro com ela desde o Ubuntu 6.10. No fim da história acabei adquirindo outra webcam que era compatível com Linux. Desisti de tentar fazê-la funcionar. O único esforço que despendia nela era, a cada lançamento de uma nova versão do Ubuntu, lá ia eu procurar a webcam e espetar na USB torcendo para que esta funcionasse. E nada acontecia, além de crashs no X. Foi quando no dia 25 de Abril de 2009 após atualização da última versão do Ubuntu, espeto a webcam na USB, abro o Amsn e lá estava eu sendo filmado por ela. A felicidade foi instantânea mas não suficiente, foi aí que resolvi ser mais ousado e testar o microfone embutido, fui para tela de configurção e coloquei para gravar, fiquei falando e mandei soltar a gravação e, mais uma vez, nova felicidade.

Tudo isso prova que, para os que falam que grande parte das atualizações são temas, telas de login e etc… existem muitas atualizações que estão lá nas entranhas onde a maioria dos usuários nem imagina que possa existir.

Já que tudo era felicidade, não me contive e na onde de que era o dia de tudo funcionar, lá foi eu espetar o meu Nokia 3600 slide que também jamais foi reconhecido pelo Linux. Perfeito, em minutos o Nautilus me jogou os diretórios do meu Nokia na tela.

Pronto! A felicidade era completa? De maneira alguma, como se não bastasse fui fazer um pequeno teste naquele pseudo sistema operacional, fiz um boot e espetei a mesma webcam na USB. A famosa tela perguntando se quero que o sistema encontre um drive para o meu dispositivo brilhou na tela. Sim, por favor, encontre um drive para mim “ó mestre”!

Três minutos de espera e a seguinte mensagem foi mostrada:

01ax0

Ok agora sim felicidade completa!

É, realmente prefiro meu Ubuntu “difícil de usar” do que outros SOs que se dizem mais fáceis.

Só tenho que agradecer a comunidade e continuar sempre tentando, de qualquer forma, deixar minha contribuição.

2 respostas em “Ubuntu sempre me surpreendendo!

  1. Olá, amigo, td bem?

    Preciso da sua ajuda!
    Eu possuo a webcam DR.HANK, porém o cd de instalação não
    quer mais funcionar. Vc teria como me arrumar o programa de
    instalação via e-mail? muito obrigada, bjs!

  2. Minha webcam é : DR.HANK modelo VC-3035-CD1B
    Se possível gostaria q vc me enviasse via e-mail o
    programa de instalação dessa webcam, pq o meu
    cd de instalação parou de funcionar de uma hora pra
    outra e por isso não posso utilizá-la. Ficarei muito grata,
    beijos!

Deixe um comentário

