Sobre o artigo IDG Now

Foi publicado um artigo na IDG Now falando que o Linux não vingou no Desktop. Concordo em partes com o artigo. Realmente o Linux ainda não vingou no Destop e não vingou por quê?

Definitivamente a culpa não está no sistema operacional, como toda mudança envolve cultura e este ponto do artigo que me chamou atenção. Segue uma frase do texto “…Nós estamos tão acostumados com o Windows que nem percebemos o quanto ele é completo e funcional para o usuário comum…”. De certa forma esta frase tem um cunho de verdade porém a “funcionalidade completa” fica estranho quando não conhecemos realmente outras opções. Todo mundo sabe que usuário algum gosta de reaprender, basta ver o transtorno que dá quando uma empresa resolve trocar algum sistema interno já usado a bastante tempo por um novo mesmo que este seja melhor. Então transporte esse problema para um sistema operacional e exponencie a quantidade de usuários, é realmente é um problema. O sistema novo (no caso o Linux) pode ser muito melhor que qualquer outro mas o problema é na mudança.

Neste ponto que trata-se de usuário o artigo tem toda a razão porém, quanto a qualidade de interfaces discordo pois, podemos deixar o Linux exatamente com a interface do Windows (não querendo dizer necessariamente que isto melhore a interface), mas mesmo assim o usuário ainda vai dizer: “Cadê meu C: daqui?”

Outro grande problema que ajuda o usuário em sua grande maioria a não trocar de SO se deve ao “Windows Piratation Edition”. Quanto dessa percentagem perquisada usa um Windows original? Até mesmo quando adquiri-se um novo computador, que vem com Windows Vista atualmente, assim que chega na sua casa o usuário já pede para o primo da vizinha colocar o XP (dos males os melhores).

Esse natal tive 4 experiências com esses computadores novos com sistemas pré instalados. Duas delas tinham Linux instalados porém como comentei neste post, a instalação era bem incompleta então coloquei Ubuntu e deixei tudo funcionando. Outras duas eram Windows Vista. Os usuários solicitaram a instalação do XP, nem preciso dizer que não faço isso. Acredito que tenha muita gente falando bem de uns SOs e mal de outros sem ter o real conhecimento da “causa”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s