O problema dos notebooks com Linux

Hoje em dia não é novidade alguns notebooks terem a opção de virem com o Linux pré instalado. Para muitos a única vantagem é a redução do valor do produto enquanto para outros é a porta para o mundo livre. Nas “condições normais de temperatura e pressão” a venda de portáteis com Linux deveria ajudar a disseminar o sistema operacional livre. Infelizmente todos nós sabemos que, o que acaba acontecendo, é o primo do vizinho formatar e instalar o XP piratation edition.

De quem é a culpa?

Na minha opinião a culpa está dividida entre o usuário e a empresa que instala o Linux no portátil.

Por que o usuário? A grande maioria dos usuários não são adaptáveis a mudança na realidade, preguiçosos. Preferem correr o risco de pegar vírus, reinstalar o sistema de 3 em 3 mêses. É uma pena que a maioria dos usuários não percebem as inúmeras vantagens de usar uma distribuição Linux. Quando usuário compra um pc com Windows instalado qual é a primeira coisa que ele faz, dependendo do usuário é plugá-lo na internet e baixar as atualizações (300Mb :)) de segurança entre outras atualizações, mas a maioria dos usuários ligam para os conhecidos para conseguir um cd com o Office. Se fosse uma distro linux com certeza ela já teria o pacote Br Office instalado. Esta é uma vantagem dentre outras existentes.

Por que a empresa que instala? A maioria das distribuições instaladas nos notes não são as distribuições mais difundidas e, na sua grande maioria, a instalação é feito de forma incompleta. Um colega comprou um notebook Positivo o qual a instalação não reconhecia a placa wireless e também não reconhecia a webcam. Aí fica a questão. O usuário que está saindo do XP faz o que nesta hora? Um usuário leigo compra um computador e quer sair usando, com toda a razão. Agora imagina um usuário tendo que pesquisar em fóruns como ligar a webcam do computador que recém comprou. É nesse momento que entra o primo da vizinha instalando o XP e, ao menos por uns 3 mêses, fazendo tudo funcionar. Talvez uma maior atenção na pré instalação da distribuição que vai ser vendida ajudaria os usuários que adiquirirem esses pcs não terem que recorrer ao sistema operacional de tapa olho.

Anúncios

2 respostas em “O problema dos notebooks com Linux

  1. No minha opinião, a culpa é das empresas que distribuem os notebooks. Apesar de os usuários serem pessoas dificeis, se ao receberem o notebook, tudo funcionar, ele vai acabar usando. Se a interface for mais agradável, é possível que ele continue utilizando e não recorra a pirataria.

    O grando problema é as distros que são colocadas nessas máquinas. Algumas nem interface gráfica tem. Outras colocam alguma qualquer, só para dizer que liga e mandam o CD-Rom com os drivers para Window$ junto. Ou seja, tem linux, mas recomendamos windows…

  2. Pingback: Sobre o artigo IDG Now « Life With Linux

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s