Minha conexão 3G Brasil Telecom

Olá Pessoal,

Este post é para falar sobre a minha experiência com a conexão 3g da Brasil Telecom. Adiquiri o produto 3g+ com 600Mbps no valor de 69,90 com o modem gratuito. Já pesquiso uma solução móvel há tempos na Claro, Vivo, etc… porém como tenho telefone Brt residencial, celular Brt, resolvi esperar pela Brt no 3g também afim de conseguir um desconto :D. Depois de muita espera o serviço chegou.
No momento da compra a vendedora informou que levava 24hs para ser desbloqueado o chip e então tudo estaria funcionando. Lógico que não esperei essa eternidade para testar. Assim que cheguei em casa já fui plugando o modem no note e testando. Na primeira tentativa infelizmente fui no windows, pois caso houvesse algum problema no chip, o atendente do suporte não teria desculpa alguma para colocar. Software instalado e em poucos minutos já estava online, na cidade onde resido o 3g ainda não existe assim minha conexão ficou limitada no EDGE, mas consegui ler e-mails e até bater um papinho com o pessoal.
No outro dia fui testar no trabalho, nesta cidade já existe 3g, aproveitando minha conexão com a minha estação de trabalho (Ubuntu diga-se de passagem) busquei alguns tutorias falando da configuração do Ubuntu.
Com o Ubuntu 8.10 que tenho na minha pendrive o modem foi reconhecido como modem (ao invés de dispositivo de armazenamento) e bastou apenas configurar a conexão no pppconfig, nas propriedades de redes não obtive sucesso na conexão, e já saí navegando. Com o Ubuntu 8.04, tive que seguir este tutorial.
A velocidade de conexão está ótima consegui, baixar torrents, vídeos do youtube, etc… No teste de velocidade existente no site SpeedTest a taxa de download chegou até 400Kbps. Para uma banda nominal de 600Kbps (3G) não é nada mal.
Outro ponto interessante que vale ressaltar é o fato da estabilidade de conexão, no primeiro dia de uso, fiquei das 8:45hs até as 17:00hs sem cair nenhuma vez a conexão. Já no segundo dia houve duas quedas, mas a reconexão foi imediata.
Hoje, recomendaria o serviço 3g da Brasil Telecom ressaltando que, se na cidade que você mora não houver serivço 3g, sua conexão será EDGE, você terá uma conexão lentíssima unicamente para e-mail e conversa instantânea.
Resta saber se a qualidade de serviço não vai ser inversamente proporcial com a quantidade de usuários, como já vimos acontecer em muito outros serviços.

Era isso!

Anúncios

5 respostas em “Minha conexão 3G Brasil Telecom

  1. Eu estou usando a mesma conexão. Minha experiência, entretanto, não foi tão boa. Minha cidade (Florianópolis-SC) tem rede 3G, mas meu bairro, segundo a vendedora me informou no ato da compra (novembro/2008), ainda só possui cobertura parcial. Sendo assim, esperava já uma conexão ruim, mas com dois amortizadores: 1) primeira mensalidade só viria a partir de fevereiro; 2) modem grátis.
    O pior da conexão, no meu caso, não é a velocidade – esta varia bastante, na madrugada às vezes é até muito boa -, é a instabilidade. Não tenho segurança pra fazer download de nada que não posso ser baixado através de download managers ou do BitTorrent.
    A promessa era de que em fevereiro a rede estaria 100% no meu bairro (Rio Vermelho), mas já estamos no dia 7 e não vi nem sinal de melhoria. Por sorte, o primeiro boleto ainda não veio, mas não me espantaria nada se chegasse neste exato momento.

    Outra questão importante é a do Linux. Uso Ubuntu no meu lapatop e ainda não consegui configurar direitinho. Já li um post (http://tinyurl.com/deub79) relatando várias experiências bem sucedidas nesse sentido, ainda preciso revisar todas.

    Finalmente, devo dizer que, como ainda não estou pagando, está tudo bem, consegui não ficar alheio à web pelo menos, mas preciso esperar pra ver o serviço em sua máxima capacidade.

  2. Realmente na cidade onde moro 12Km de Porto Alegre a conexão não é das melhores, mas usando da forma que postei aqui, não sei se chegaste a ler, a conexão melhorou considerávelmente. Não substitui a conexão adsl realmente mas dá para se virar tranquilo. Quanto a instalação do modem, coloque aqui o modelo do teu notebook, o modelo do modem (se não for igual ao meu) e também a versão do seu Ubuntu. Comigo está funcionando bem o modem no ubuntu o único detalhe é ligar o note com o modem já conectado nele.
    Aguardo seu retorno. Tente usar os dois cabos usbs ao mesmo tempo e veja se não melhora a conexão.

    Abraço

  3. Olá, desculpe a demora em responder.
    Uso o Ubuntu Studio 8.10, mas tô pensando em voltar ao 8.06 porque o que mais me interessa nessa distribuição, que são as configurações e pacotes de áudio (tenho um projeto musical que depende disso http://www.brincher.tk) resolveram não funcionar direito nessa versão. Verdade que faz tempinho que nem ligo o laptop por conta de uns trabalhos em casa, mas vou reinstalar tudo e ver o que acontece. Meu laptop é um Acer Aspire 5100-5674.
    Sempre usei os dois USB, não notei muita diferença quando tirei um, mas uso os dois igual.

    12Km de POA, isso é Canoas ou Gravataí? Eu sou de Esteio, mas moro aqui há mais de 15 anos.

    Abraço.

  4. Outra coisa que não comentei e é importante: meu maior drama é com relação à estabilidade. Explico: a rede oscila MUITO entre HSDPA (a top), UMTS e, volta e meia, EDGE (a tosca). O problema todo é que quando estou fazendo um download, por menor que seja, e a rede está em UMTS (lenta, mas não tanto quanto EDGE), se ela aumentar para HSDPA (o que deveria ser motivo de alegria) o download quebra, como se houvesse uma reconexão. Já liguei pro suporte, tentamos várias coisas, mas isso não mudou. Deu quase vontade de deixar o Modo Prefencial (nas Configurações) em “Apenas 2G”… 🙂

  5. uso o dispositivo(modem brt 3g),no começo a conexão era ruim mas segui a configuração da operadora,aqui vai:Abra o discador 3g,coloque em rede,escolha em procurar uma rede manual,clique em procurar,escolha a rede brt 3g aplique e tente se conectar.desconecte novamente vá no menu iniciar,escolha executar e digite gpedit.msc , clique ok uma pagina do pc vai aparecer então escolha configuração do computador….modelos administrativos…rede…e agendador de pacotes QoS.escolha limitar a largura de banda reservável.Marque a opção ativado e escolha o% aplique ok.feche a pagina.Segundo passo:Abra conexões de rede e faça um discador dial up,com o modem conectado abra o discador brt,mas não o conecte somente o deixe na tela.abra agora o discador que voce criou,ecolha propriedades,modem,ative o modem zte brt e desative o sm56 motorola,na sua propriedade desative todas as opçoes e aumente a velocidade no máximo.no mesmo discador escolha rede e habilite o agendador de pacotes QoS se ele não estiver ativo.aplique ok.Agora use o mesmo discador sem fechar a janela do discador brt do modem,apos conectar somente minimize o discador,e pronto.www.luidhy81@pop.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s